CGM

Crato (CE), Brasil
Cobenefício Principal
Comunidade
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Caatinga
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Markit™ Environmental

CGM EM AÇÃO

A Cerâmica Gomes de Mattos vem dialogando com diversos atores da comunidade local em busca de contribuir com o desenvolvimento da região. Um dos projetos é em parceria com a ONG Aquase, a Cerâmica cede sua área de Plano de Manejo para a ONG desenvolver atividades de preservação e observação de pássaros.

Também, três vezes por ano a Cerâmica promove o evento CGM em Ação que oferece diversos serviços e entretenimento para a população gratuitamente. Além disso, a Cerâmica construiu um campo de futebol para que os funcionários e comunidade tenham acesso à prática esportiva. Segundo o engenheiro da Cerâmica, Sr. Stephenson, “Quando a Cerâmica deu início às atividades socioambientais, percebemos que nosso trabalho não deve se restringir apenas a atividades dentro da empresa”. 

Descrição do Projeto

CGM é uma Cerâmica produtora de telhas e tijolos localizada na região nordeste, no município de Crato (CE). A fábrica utilizava lenha nativa da Caatinga como combustível para produzir peças cerâmicas, o que agravava o desmatamento do segundo bioma mais vulnerável do Brasil.

Com o objetivo de mudar essa realidade, em 2006, a fábrica passou a abastecer os fornos apenas com combustíveis renováveis, tais como poda de cajueiro e coco de babaçu. A troca de combustível proporcionou a redução de emissão de GEEs para a atmosfera, e possibilitou participação no mercado internacional de carbono.

Hoje, a CGM gera créditos de carbono, e com a receita proveniente da venda dos créditos reinveste na modernização da fábrica e em benefícios para os trabalhadores e comunidade local.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • “CGM em Ação”: Evento gratuito educativo, no qual promoveram serviços médicos e de higiene pessoal para as comunidades vizinhas.
  • Aberta ao público: Visitas monitoradas semanalmente.
  • Inclusão social: Contratação de mulheres e deficientes.
  • Incentivo ao esporte: Construção de campo de futebol oficial para funcionários e comunidade participarem de campeonatos.

Benefícios ambientais

  • Conservação do patrimônio natural: Parceria com o Geopark Araripe para contribuição na conservação dos geossítios do Sertão nordestino.
  • Parceria com associação de coletores de resíduos de madeira para uso como biomassa renovável.
  • Manejo Florestal: Realização de três manejos florestais próprios para utilização como biomassa renovável.

Benefícios econômicos

  • Desenvolvimento tecnológico: Investimento em tecnologias que representam melhores práticas tecnológicas do setor, como fornos de maior eficiência e monitoramento da queima.
  • Divulgação das práticas ambientais: Vencedora do Prêmio FIEC por Desempenho Ambiental 2011.
  • Acesso dos produtos cerâmicos a novas oportunidades de mercados.
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
Hectares de floresta protegidos 0