CENOL E TELHA FORTE

São Miguel do Guamá/PA, Brasil
Cobenefício Principal
Bem Estar do Trabalhador
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Amazônia
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Markit™ Environmental

PREOCUPAÇÃO COM O TRABALHADOR

As fábricas em 2013 decidiram direcionar os investimentos à melhoria da qualidade de trabalho. Segundo a técnica de segurança das Cerâmicas, Rosângela, “Não havia espaço para promover reuniões de segurança com os funcionários.

Tínhamos que juntar grupos no meio do processo produtivo para passar orientações, mas sempre com muito barulho e calor. Assim surgiu a idéia de investir a renda dos créditos na construção de um auditório.

Agora temos conforto e espaço para que eu possa me reunir com os funcionários e fazer meu trabalho da melhor forma possível”.

Os investimentos não pararam por aí, as fábricas também construíram uma sala médica. Hoje é oferecido aos trabalhadores e familiares atendimento médico gratuito e mensal “Como o município é muito carente, esse benefício é um diferencial para a qualidade de vida do trabalhador e sua família” afirma Rosângela.

Descrição do Projeto

Cenol e Telha Forte são duas fábricas de tijolos localizadas em São Miguel do Guamá (PA). Para produzir as peças cerâmicas, as fábricas alimentavam seus fornos com 45.000 toneladas/ano de lenha proveniente da Amazônia, a maior floresta tropical do planeta.

Ciente de seus danos ao meio ambiente, em 2007, as empresas implantaram um projeto de crédito de carbono para modificar essa realidade.

Com o projeto, começaram a utilizar apenas biomassas renováveis como combustível, entre elas, o caroço de açaí e serragem.

Além da redução de emissões de GEEs e a diminuição da pressão sobre o bioma amazônico, o projeto gera renda para que a Cerâmica contribua com outros benefícios sociais e ambientais para os trabalhadores e comunidade do entorno.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Desenvolvimento da comunidade:
  • Capacitação dos trabalhadores: Construção de auditório na Cerâmica para fornecimento de palestras e cursos.
  • Bem estar do trabalhador: Contratação de técnica de saúde segurança para garantir as melhores práticas na fábrica.

Benefícios ambientais

  • Psicultura: Criação de uma psicultura na área de extração de argila para cultivo de peixes.
  • 100% de biomassa renovável: Utilização de caroço de açaí e serragem como combustível.
  • Gestão de resíduos: Reutilização dos resíduos no processo produtivo e aproveitamento das peças com defeitos para tapamento de buracos em estradas locais.

Benefícios econômicos

  • Modernização das instalações: Reforma do escritório de administração e construção de garagem coberta para os funcionários.
  • Criação de novos mercados para fornecedores locais de biomassa.
  • Aumento de recursos financeiros para investimentos socioambientais, com a venda dos créditos.
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
Hectares de floresta protegidos 0