CEARÁ ENERGIA RENOVÁVEL

Aquiraz / CE, Brazil
Cobenefício Principal
Água
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Caatinga
Standards
The Gold Standard®
Registro
Markit™ Environmental

REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA

Em 2014, o Grupo Tavares em busca de parceiros para produzir de maneira mais sustentável, iniciou um projeto de reutilização de águas industriais. A água utilizada hoje no processo produtivo de uma das Cerâmicas do grupo é proveniente da empresa AMBEV. O efluente industrial tratado da AMBEV é levado à Cerâmica por meio de caminhões e despejado em um reservatório na Cerâmica.

O projeto prevê a ligação da empresa com a Cerâmica por tubulações, para facilitar o transporte da água até a fábrica e evitar desperdícios. “É uma parceria muito boa, pois um ajuda o outro, é benéfico para ambos os lados” afirma o Sr. Lourival, sócio-diretor do Grupo Tavares, que planeja ampliar essa iniciativa para as outras cerâmicas do grupo.

Descrição do Projeto

O projeto é composto por cinco Cerâmicas do Grupo Tavares: Antônio, Eliane, Ceará, Ceagra e Santa Rita. Todas as fábricas estão localizadas na região nordeste do Brasil, no estado do Ceará. O foco do projeto é permitir a substituição da lenha nativa (biomassa lenhosa não renovável) por diversas biomassas renováveis. A troca de combustível resulta na redução de emissão de gases de efeito estufa e desencoraja o desmatamento para obtenção de lenha.

Além disso, as Cerâmicas envolvem e incentivam a participação das partes interessadas, por meio de consultas públicas. O projeto segue o padrão The Gold Standard®, apoiado pela WWF, que, atualmente, é a certificação mais rigorosa a nível mundial para projetos de redução de emissão de GEEs.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Consulta pública: Realização de reuniões com a presença de membros da comunidade e organizações para esclarecer o projeto e fornecer uma oportunidade para que as partes interessadas discutissem e opinassem sobre o projeto.
  • Responsabilidade social: Criação do Programa “Valorização do EPI” para incentivar os trabalhadores a utilizarem os Equipamentos de Proteção Individual corretamente.

Benefícios ambientais

  • Conservação da biodiversidade: Parceria com o IBAMA para reintrodução de animais silvestres vítimas de tráfico.
  • Qualidade do ar: Monitoramento frequente das emissões atmosféricas e controle das cinzas geradas.
  • Manejo Florestal: Realização de Plano de manejo florestal sustentável.
  • Dia do meio ambiente: Plantio de 3000 mudas nativas.

Benefícios econômicos

  • Avanço tecnológico: Implantação de injetores de biomassa que introduzem o combustível dentro do forno, fazendo com que os funcionários não fiquem expostos ao calor.
  • Criação de novos mercados para fornecedores locais de biomassa.
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
Hectares de floresta protegidos 0