A Barro Forte desenvolve um projeto de moradia voltado para os funcionários. A Cerâmica oferece moradia dentro da fábrica e financia as despesas das 11 casas habitadas pelos trabalhadores e seus familiares. Para o gerente de produção, Sr. Ricardo de Oliveira, “Essa iniciativa é positiva para ambos os lados. Para os funcionários é a facilidade e a possibilidade de economizar dinheiro, já para o proprietário é a maior segurança, pois a fábrica não está mais isolada”.
O Sr. Reginaldo da Silva é um dos funcionários que já foi beneficiado por essa iniciativa, morou na Cerâmica por anos com seus pais e posteriormente com sua esposa e filhos. A Cerâmica, com parte da receita proveniente da venda dos créditos de carbono, está construindo mais dez casas com o objetivo de beneficiar ainda mais os trabalhadores.
Localizada em Tacaimbó (PE), a Cerâmica Barro Forte produz tijolos que são vendidos para o mercado da construção civil local. A fábrica utilizava lenha extraída da Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, para abastecer os fornos onde as peças são produzidas. Por reconhecer a importância da gestão ambiental, o empreendedor optou por uma produção sustentável e investiu no uso de biomassas renováveis, cessando o uso de lenha nativa.
A escolha reduz as emissões de GEEs, permitindo que a Cerâmica faça parte do mercado de carbono. As iniciativas de sustentabilidade da fábrica geram melhorias nas condições de trabalho dos 130 funcionários e envolve a comunidade do entorno, que se beneficia da estratégia de desenvolvimento sustentável e investimento social.
Download PDFAo comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:
Antes eu pagava aluguel. Morando aqui eu não pago aluguel, não pago água, não pago luz, tenho lugar na garagem. Pra mim foi muito bom.