BARBOSA

São Miguel do Guamá / PA, Brasil
Cobenefício Principal
Comunidade
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Amazônia
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Markit™ Environmental

AÇAÍ E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Produto tradicionalmente consumido na região norte, o açaí alimenta toda uma cadeia produtiva e gera renda para inúmeras famílias brasileiras.

Reconhecendo a importância do fruto para o desenvolvimento da região, a Cerâmica Barbosa está atuando em conjunto com a Associação de Produtores de Açaí de São Miguel do Guamá (ABEVA).

A Barbosa está construindo a sede para a Associação e também compra os caroços de açaí para utilização como combustível nos fornos cerâmicos.

Segundo o presidente da Associação, Sr. Eliézer, “Antigamente o caroço ficava no meio da rua, tínhamos que pagar para jogar fora. Agora com o projeto de carbono, a Barbosa paga pelo caroço de açaí.

É uma grande ajuda para nós produtores”. Com a conclusão da construção da sede, os produtores terão espaço para se reunirem e produzirem polpa de açaí congelada para exportação.

Descrição do Projeto

Barbosa é uma Cerâmica produtora de tijolos localizada na região norte, no município de São Miguel do Guamá (PA).

A fábrica utilizava lenha nativa da Amazônia como combustível para produzir as peças cerâmicas. Com o objetivo de mudar essa realidade, em 2007, a fábrica passou a abastecer os fornos apenas com combustíveis renováveis, como caroço de açaí, casca da castanha do Pará e serragem.

A troca de combustível proporcionou redução de emissão de Gases de Efeito Estufa para a atmosfera, e possibilitou participação no mercado internacional de carbono.

Hoje, a Barbosa gera créditos de carbono, e com a receita proveniente da venda dos créditos reinveste na modernização da fábrica e em benefícios para os trabalhadores e comunidade local.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Desenvolvimento da comunidade: Construção de sede para a Associação de produtores rurais de açaí e de um Centro de Educação Profissional no município.
  • Bem estar do trabalhador: Construção de espaço para os trabalhadores com computador, refeitório e auditório.
  • Limpeza pública: A Cerâmica contribuiu com a campanha municipal “Mutirão de limpeza”, na qual emprestou caminhões e mão de obra para coletar lixo e realizar a limpeza da cidade.

Benefícios ambientais

  • Reflorestamento: Plantio de 28.000 mudas de Acacia Mangium.
  • 100% de biomassa renovável: Utilização de caroço de açaí, casca da castanha do Pará e serragem como combustível.
  • Produção mais limpa: Realização de estudos do processo produtivo para reduzir o impacto ambiental causado pela Cerâmica.

Benefícios econômicos

  • Criação de novos mercados para fornecedores locais de biomassa.
  • Aumento de recursos financeiros para investimentos socioambientais, com a venda dos créditos.
  • Avanço tecnológico: Construção de novos fornos e instalação de controle de queima nos fornos.
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
Hectares de floresta protegidos 0