A Cerâmica Assunção tem um projeto junto ao IBAMA que reintroduz animais silvestres retirados ilegalmente da natureza. O Sr. Lourival, dono da fábrica, optou por essa parceria, pois afirma “Não havia mais canários, sabiá, entre outros animais naturais da Caatinga. Não tinha um bocado de espécies devido à perseguição do povo”. Hoje, a realidade na região é outra, a Cerâmica possui dez viveiros que recebem os animais resgatados.
Após serem examinados, os animais ficam em quarentena para identificar o aparecimento de possíveis doenças. Após essa triagem, os animais são soltos na fazenda da Cerâmica que possui cerca de 140 hectares. O esforço da Assunção reflete na preservação da fauna do bioma Caatinga.
Para saber mais sobre os co-benefícios do projeto Assunção, acesse:http://youtu.be/Ks-MgByKpn4?list=UUgHhj1NhkE4AC8nfok2UkCw
A Cerâmica Assunção está localizada no Ceará, a 25 km ao sul da capital Fortaleza, no município de Aquiraz. A fábrica conta com 56 funcionários para produzir dois milhões de tijolos por mês. Por muitos anos, a Cerâmica usou lenha extraída da Caatinga como combustível para queima das peças, o que agravava o desmatamento do segundo bioma mais vulnerável do Brasil.
Para contornar esse problema, a empresa investiu em equipamentos e substituiu o uso de lenha nativa por biomassa renovável, como a casca de coco. O resultado foi a redução das emissões de GEEs e a consequente geração de créditos de carbono. Além disso, com o dinheiro provindo da venda dos créditos de carbono, a Cerâmica desenvolve projetos que promovem o desenvolvimento sustentável da região.
Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:
Eles prendem esses animais em sofrimento, e a gente pega, recupera e realiza a soltura.