ARGIBEM, SÃO SEBASTIÃO E VULCÃO

Queimados, Três Rios, Barra do Piraí/ RJ, Brasil
Cobenefício Principal
Comunidade
Cobenefícios relacionados
Tipo de projeto
Biomassa Renovável
Ecossistema
Mata Atlântica
Standards
VCS + SOCIALCARBON®
Registro
Markit™ Environmental

FORTALECIMENTO DA COMUNIDADE

Os empreendedores estão aproveitando a renda proveniente da venda dos créditos de carbono para gerar benefícios sociais. O projeto já distribuiu 300.000 litros de água potável para vítimas dos desastres naturais do RJ, doou três computadores para o programa “Teclando para o Futuro”, projeto que fornece aulas de informática para crianças carentes, contribuiu com 14 cadeiras de rodas para um asilo da comunidade local e contratou mulheres da comunidade do entorno para auxiliarem no processo de incorporação de resíduos cosméticos na argila.

Além disso, diversas doações de materiais de construção são realizadas para instituições locais. Segundo o Sr. Fernando, proprietário da Argibem, “Faço essas ações para contribuir com o desenvolvimento da comunidade e também para beneficiar meus funcionários, pois eles e suas famílias são a comunidade”. 

Descrição do Projeto

As Cerâmicas Argibem, São Sebastião e Vulcão, localizadas no estado do Rio de Janeiro, utilizavam óleo pesado (BPF) como combustível para queima das peças. Esse óleo é um combustível fóssil derivado de petróleo, que durante a queima gera fuligem e causa danos ao sistema respiratório. Além disso, trata-se de um combustível altamente poluente e de grande contribuição para o aquecimento global.

Frente a isso, as cerâmicas em 2006, decidiram substituir o uso do óleo por biomassa renovável (fonte limpa de energia) para manterem aquecidos os fornos que produzem suas peças. Essa mudança, além de reduzir as emissões de gases causadores de efeito estufa e, consequentemente, gerar créditos de carbono, promove o desenvolvimento sustentável da comunidade que vive nos arredores.

Download PDF

Para onde vai seu dinheiro?

Ao comprar créditos de carbono deste projeto você está apoiando, patrocinando, financiando e tornando possível a redução de emissão de gases efeito estufa e diversas iniciativas no ambito social, ambiental e econômico como as seguintes:

Benefícios sociais

  • Responsabilidade Social: Contribuição com recursos financeiros e materiais para membros e instituições da comunidade.
  • Inclusão social: Contratação de mulheres e portadores de deficiência.
  • Preocupação com o trabalhador: Oferecimento de assistência médica duas vezes por semana aos funcionários e residência para parte trabalhadores.

Benefícios ambientais

  • Reflorestamento: Desenvolvimento de projeto de reflorestamento com eucalipto em parceria com a Universidade Federal Rural do RJ.
  • Coleta Seletiva: Separação dos resíduos.
  • Incorporação de resíduos: Incorporação de resíduos de indústrias cosméticas e lama de estações de tratamento na massa de argila.

Benefícios econômicos

  • Investimento na infraestrutura: Construção de novos banheiros e instalação de grades de proteção nos equipamentos.
  • Acesso dos produtos cerâmicos a novas oportunidades de mercados.
  • Desenvolvimento tecnológico: Investimento em tecnologias que representam melhores práticas tecnológicas do setor, como fornos de maior eficiência e automatização do processo produtivo.
Quantidade de CO2e 0
Nº pessoas beneficiadas 0
Forest Hectares Saved - Not Applicable 0

Depoimentos sobre este projeto

Marcos Vinicius Teixeira Ramos Vieira
Presidente - ACAC

A felicidade não é só nossa, mas também das crianças. E nós fazemos isso para as crianças.