Mais de 200 empresas fazem inventários, mas poucas compensam emissões. Por quê?

Esta é realmente uma boa pergunta. E talvez você possa nos ajudar a responder.

O Registro Público de Emissões registra cerca de 200 empresas que realizam inventários de emissões ano a ano. A Sustainable Carbon já teve o prazer de realizar inventários para diversas delas.

O inventário permite que as corporações identifiquem quais processos poluem mais e qual o volume de gases de efeito estufa está emitindo. No entanto, muitas vezes a boa ação para por aí. E vocês devem concordar que ter consciência das emissões é importante, mas não é o suficiente para o meio ambiente.

Ao realizar o inventário, o primeiro passo está dado. Porém, ao compensar as emissões, por meio da compra de créditos de carbono, a empresa estará de fato confirmando sua contribuição para a mitigação das mudanças climáticas, além de ajudar no desenvolvimento de projetos de carbono.

Por que apenas ao compensar as empresas mitigam as mudanças climáticas?

Muitos desses projetos que vendem créditos de carbono são realizados pela Sustainable Carbon no Brasil. Auxiliamos empresas como as cerâmicas, a substituir combustível fóssil como lenha nativa, por biomassa renovável.

Por meio de um processo sério de verificação, essa redução de emissões se transforma em créditos, que ao serem adquiridos por outras empresas, retornam em benefícios para a comunidade ao entorno das cerâmicas, levando benefícios socioambientais para a região e contribuindo com a preservação de biomas.

Somente no Nordeste do Brasil, a Sustainable Carbon já evitou cerca de 16 mil ha de desmatamento com a lenha, protegendo 3 biomas.

 

Faça como a Deloitte

Um dos nossos cases é a Deloitte, que compensa emissões com os créditos de carbono provenientes do Projeto Ecomapuá, no Pará, que conserva uma área de 90.000 hectares do bioma amazônico e que deverá reduzir cerca de 4.000.000 tCO2e em 30 anos. O projeto, que opera desde 2003, impediu a extração de recursos madeireiros na região e proporcionou outras formas de geração de renda para a comunidade, incentivando o manejo sustentável da floresta, a construção de apiários e tanques de psicultura, além da construção de escolas.

Se a sua empresa ainda não compensou, entre em contato com a gente. A Sustainable Carbon é líder na América Latina neste serviço e todos os nossos créditos são certificados pela metodologia Social Carbon, que garantem o retorno socioambiental do investimento.