3 motivos para o Brasil apostar no mercado de créditos de carbono

A Época Negócios publicou uma entrevista muito interessante com Elizabeth Carvalhaes, presidente da Indústria Brasileira de Árvores, na qual nos baseamos para resumir em alguns pontos a importância de incentivar o mercado de créditos de carbono no Brasil.

Primeiro, é preciso salientar que todas as empresas podem e devem reduzir suas emissões de carbono, mas que alguns processos industriais geram grandes impactos ao meio ambiente e gerarão sempre, ou pelo menos enquanto vivermos em uma sociedade consumista.

Por isso, o mercado de créditos de carbono é uma alternativa para as empresas que buscam compensar seus impactos no que diz respeito às emissões, com ajuda dos projetos que geram estes créditos. Um ciclo que gera benefícios socioambientais significativos, especialmente para países em desenvolvimento.

O Brasil é hoje, sem dúvidas, a maior aposta para esse mercado de carbono. Resumimos algumas respostas de Elizabeth, para mostrar por quê.

1)Acordo de Paris

O Acordo de Paris, na COP 21, foi assinado por 195 nações que agora precisam de alternativas para cumprirem suas metas. Muitas dessas alternativas passam pela substituição de combustível fóssil por energia limpa. E isso tem a ver com madeira, capaz de prover insumos como a lignina e prover combustível limpo a partir do manejo sustentável. E nós temos madeira.

2) Serviços ambientais

O Brasil tem a vantagem de possuir além das opções de combustível limpo, também as florestas, que removem carbono. A maior parte dos países não tem um nem outro e poderão precisar comprar créditos de carbono do Brasil. O Brasil tem a chance de entrar com tudo neste mercado oferecendo serviços ambientais.

3) Regulamentação

O governo já começou um processo de estudo do mercado doméstico de carbono e o Brasil tem grandes chances de liderar a regulamentação desse serviço, que hoje funciona basicamente como mercado voluntário. Se o País se comprometer com políticas públicas nesse sentido, será um exportador dessa nova commodity que são os créditos de carbono.

A Sustainable Carbon acredita muito nisso. Trabalhamos arduamente para que nossos clientes se conscientizem sobre a redução e a neutralização de emissões de gases estufa em seus processos, mas acreditamos fortemente que o mercado de créditos de carbono, aplicado com a metodologia Social Carbon® que promove o retorno de co-benefícios para as comunidades que se empenham em reduzir, pode e tem a capacidade de ajudar a economia mundial a se tornar uma economia de baixo carbono.

Conheça nossos projetos que reduzem emissões e geram créditos de carbono.