Tilos: a ilha grega com energia 100% limpa

Conhecida como a “ilha verde da Grécia”, Tilos está mais para uma reserva natural por suas mais de 150 espécies migratórias e residentes de aves, além das mais de 650 variedades de plantas, em meio a uma população de cerca de 500 habitantes.

Com uma sequência de prefeitos ambientalistas, acolhedores de imigrantes e de todas as alternativas que possam ser boas soluções para a cidade, agora Tilos caminha para mais um título: ser a primeira ilha no Mediterrâneo a se abastecer totalmente de energia solar e eólica.

Com cortes de energia frequentes por conta da interrupção do cabo submarino que carrega a energia de Kos para a Tilos, agora a ilha está prestes a declarar sua independência energética.

Com um sistema que combina uma turbina eólica e um pequeno parque fotovoltáico, Tilos está criando um micro sistema híbrido para gerar e estocar energia. A ilha poderá, inclusive, no futuro exportar energia excedente para a vizinha Kos.

A atual prefeita, Maria Kamma, destaca que o investimento em energias renováveis atrairá até mesmo mais turismo para a ilha: “Tilos tem muitos fãs leais que visitam a ilha há mais de 30 anos. Agora, estamos atraindo a atenção também dos jovens, interessados no projeto de energia renovável. Eles gostam do que estamos fazendo e querem apoiar a ilha.”