Blog

Subsídios para combustíveis renováveis podem iniciar a revolução da energia limpa

De acordo com o Instituto Internacional de Desenvolvimento Sustentável (IISD), substituir subsídios de combustíveis fósseis para apoiar os renováveis pode iniciar uma revolução da energia limpa e propagar a descarbonização da economioa global.  Apesar das nações do G20 comentarem desde 2009 sobre a importância de cortar subsídios desnecessários para combustíveis fósseis, eles continuam a ser muito maiores… Read more »

Costa Rica quer cortar suas emissões até 2050

A Costa Rica pode estar prestes a começar uma revolução climática.   Isto é pelo menos parte do plano introduzido pelo presidente, Carlos Alvarado Quesada. O plano consiste em, basicamente, acabar com as emissões de carbono do país até 2050. A realização da meta, que no cenário mundial poderia ser considerada inatingível, se baseia em… Read more »

Tilos: a ilha grega com energia 100% limpa

Conhecida como a “ilha verde da Grécia”, Tilos está mais para uma reserva natural por suas mais de 150 espécies migratórias e residentes de aves, além das mais de 650 variedades de plantas, em meio a uma população de cerca de 500 habitantes. Com uma sequência de prefeitos ambientalistas, acolhedores de imigrantes e de todas… Read more »

Produção de energia eólica cresce 55% no Brasil

O Brasil já produz energia eólica suficiente para abastecer mais de 17 milhões de residências, mensalmente. Outros dados, divulgados pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), demonstram o potencial que o País possui para a produção de energia limpa. Em 2016, com um investimento volumoso de US$ 5,4 bilhões no setor, o Brasil adicionou mais… Read more »

Amazônia: aberta licitação para fornecimento de energia renovável na região

É um verdadeiro paradoxo falar de geração de energia no Norte do Brasil. Enquanto a região abriga diversas hidrelétricas que produzem energia para as grandes cidades brasileiras, localizadas a milhares de quilômetros de distância, as pequenas vilas e vilarejos da Amazônia são abastecidas com energia proveniente de geradores movidos a diesel, que permitem o funcionamento… Read more »

Energia limpa: China avança enquanto EUA tentam negar Acordo de Paris

Enquanto o mundo ainda aguarda ansioso para ver se Donald Trump realmente virará as costas para políticas de mudanças climáticas, a China promove, a passos largos, a sua transição para uma energia limpa. Dados divulgados pela Administração Nacional de Energia da China afirmam que o país irá investir mais de US$ 361 bilhões nos próximos… Read more »