Blog

Sustainable Carbon marca presença em treinamento realizado por Al Gore.

29/05/2015
climate-leadership

O treinamento faz parte das atividades desenvolvidas pela iniciativa criada pelo ex-vice presidente dos EUA e vencedor do prêmio Nobel da Paz Albert Gore, chamada Realidade Climática.

Esta iniciativa visa criar uma rede global de ativistas e lideres qualificados e motivados a influenciar políticas e ações nas esferas sociais, privadas e públicas sobre a urgência de agirmos para impedir o acelaremento das mudancas climáticas e caminharmos para uma economia e desenvolvimento de baixo carbono.

O evento que aconteceu no Rio de Janeiro, entre 4 e 6 de Novembro de 2014, contou com a participação de mais de 750 participantes de 55 diferentes países e incluiu a presença de importantes cientistas, ativistas e líderes políticos em mudanças climáticas como: Dr. Carlos Nobre (Secretário Nacional de P&D em Política do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil);  Suzana Kahn Ribeiro (Presidente do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas); Alfredo Sirkis (Deputado) entre outros.

O evento também coincidiu com a publicação do sumário do Quinto Relatório de Avaliação do IPCC, destinado aos formuladores de políticas públicas e enfatiza a urgência para reduzirmos drasticamente emissões globais de Gases de Efeito Estufa (GEE), e sobre a importância de descabornizamos a ponto zero nossa matrix energética até 2100.

Igualmente o treinamento ministrado por Al Gore ressaltou a necessidade de eliminarmos o uso de fontes energia de origem fóssil; de reduzirmos drasticamente emissões de GEE em todos os setores da economia; de cessarmos com o desmatamento e reforçarmos processos de preservação e reflorestamento dos biomas; em sermos coscientes em nossas escolhas no dia a dia e não menos importante de exigir o sentido de urgência nas negociações climáticas globais.

Estas ações são imprenscíndiveis para se evitar que o nível de concentração de CO2 atinja 450ppm e o aquecimento global ultrapasse os 2° graus, trazendo assim efeitos sócios econômicos e ambientais irreversíveis para a humanidade.

Entretanto o treinamento apontou caminhos essenciais para se evitar este cenário o qual incluem: a expansão no uso de energias renováveis, a qual já se tornou accessível em comparação com fontes fósseis; maior apoio a iniciativas de mitigação no mundo empresarial; fortalecimento de movimentos grassroots; alinhamento do diálogo entre a comunidade científica e formuladores de políticas públicas e acima de tudo a necessidade de precificar o carbono e de se calcular o custo de externalidades.

O treinamento liderado por Al Gore e o Quinto Relatório de Avaliação do IPCC, nos indicam claramente que devemos fazer muito mais nas próximas décadas para reduzir emissões de GEE. A Sustainable Carbon está altamente capacitada para dar suporte ao setor privado e a sociedade civil na contabilização de externalidades ambientais e Gases de Efeito Estufa; estratégias de baixo carbono; projetos de conservação florestal (REDD) e geração de energia renovável, entre outros serviços.

Para saber mais acesse: www.sustainablecarbon.com ou entre em contato com a nossa equipe comercial: Carmen Cedraz e-mail: carmen@sustainablecarbon.com; ou Patricia Perezpatricia@sustainablecarbon.com

Fonte: The Climate Reality Leadership Training Corps in Brazil.

http://www.climaterealitytraining.org/brazil/