Blog

Parceria TAM Linhas Aéreas com a Sustainable Carbon

29/05/2015
tam

A parceria da Sustainable Carbon com a TAM Linhas Aéreas no combate às mudanças climáticas fez com que a empresa compensasse as emissões de gases de efeito estufa de todos os voos realizados durante a Copa do Brasil, totalizando mais de 4.000 viagens, que operaram para as 12 cidades – sede dos jogos.

Para que isso fosse possível, a TAM adquiriu 100 mil créditos de carbono de seis projetos desenvolvidos no mercado voluntário pela Sustainable Carbon. Os projetos estão localizados nos estados do Ceará, São Paulo, Tocantins, Alagoas, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Estes projetos comercializam créditos de carbono que financiam tecnologias mais limpas e trabalhos sociais em comunidades ao redor do Brasil. Um deles, o projeto Milenium, está localizado a 40 km de Palmas, no município Paraíso de Tocantins.

Milenium é uma empresa de cerâmica que produz cerca de um milhão de telhas por mês e abastece o mercado local da construção civil. Por décadas, a fábrica utilizou lenha proveniente do desmatamento do Cerrado para aquecer os fornos cerâmicos.

Com o projeto voluntário de carbono, essa realidade mudou. Hoje, 100% do combustível utilizado pela Cerâmica provêm dos resíduos da indústria local de arroz. Os fornos são abastecidos diariamente com casca de arroz, o que possibilita o alcance da temperatura necessária para a produção das telhas. Com esta atitude, a cerâmica está reduzindo sua emissão de gases de efeito estufa ao parar de degradar o bioma cerrado e também proporcionando um fim inteligente aos resíduos da indústria de arroz.

Além dos benefícios ambientais, os seis projetos apoiados pela TAM desenvolvem ações sociais que beneficiam cerca de 5.000 pessoas. Todos os projetos incentivam a prática de futebol, inclusive os projetos das Cerâmicas Bandeira e Capelli. As fábricas desenvolveram juntas o projeto “Sonho de Criança” que fornece aulas gratuitas diariamente para os filhos dos funcionários e crianças da comunidade.

Todos os projetos apoiados pela TAM são Premium, pois eles são monitorados e avaliados de forma transparente pelo padrão SOCIALCARBON®. Segundo a coordenadora de sustentabilidade, Larissa Tega da Fonseca, o SOCIALCARBON® é uma ótima ferramenta para que eles possam incentivar empreendedores a irem além das reduções de emissões”.

Essa ação inovadora comprova o engajamento da TAM para fazer uma diferença positiva na vida das pessoas. “A parceria entre a empresa e a Sustainable Carbon mostra a visão estratégica da companhia aérea em relação à economia de baixo carbono. Acreditamos nessa parceria e esperamos que essa demonstração inovadora de engajamento e compromisso influencie o setor aéreo do Brasil e fora dele”, afirma o presidente da Sustainable Carbon, Stefano Merlin.

Com os projetos que apoia, a TAM está fortalecendo comunidades e protegendo o meio ambiente, gerando valor para os clientes TAM e também para o seu negócio. Como afirma a presidente da TAM Linhas Aéreas, Cláudia Sender, “Os dias da torcida ganham um significado ainda mais especial”.