Blog

O Dia da Sobrecarga: por que devemos ser mais sustentáveis?

18/08/2015
blog_post

 

A Global Footprint Network (GFN), uma organização internacional de sustentabilidade, calcula todos os anos a Pegada Ecológica da humanidade diante da biocapacidade natural, ou seja, o quanto o planeta Terra produz de recursos naturais todos os anos e o quanto consumimos desses recursos.

Para podermos comparar, a biocapacidade natural seria nosso orçamento anual, enquanto que a pegada ecológica o quanto realmente consumimos. Acontece que, nas ultimas décadas, o consumo da humanidade vem ultrapassando os limites naturais. Ou seja, estamos sempre esgotando o que a Terra tem a nos oferecer, gerando um saldo ecológico negativo.

De acordo com a GFN, acabamos de esgotar nosso orçamento para o ano de 2015 – no dia 13 de Agosto. Esse dia também é conhecido como o Dia da Sobrecarga: a exata data em que o consumo humano supera a capacidade regenerativa dos recursos do planeta. Ao final de 2015, teremos consumido 1,6 do planeta Terra.

Os dados ficam piores quando analisamos seu histórico: o dia da sobrecarga chega cada vez mais cedo. Estimativas dizem que até 2030, a data será em Junho, seis meses antes do fim do ano.
Assim, a dívida se torna mais cara a cada ano, se traduzindo em colapsos de recursos, redução de florestas, desequilíbrio climático, redução da produtividade solar e acúmulo de gás carbônico, um dos grandes responsáveis pelas mudanças climáticas. Países em desenvolvimento, que dependam diretamente de seus recursos tendem a ser excepcionalmente vulneráveis.

Para Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network, “o uso dos recursos naturais acima da capacidade da Terra está se tornando um dos principais desafios do século 21. É um problema tanto ecológico quanto econômico”.

É necessário pararmos para pensar em como vivemos nossa vida e como podemos torná-la mais sustentável. A forma como consumimos pode ser determinante para nossa sobrevivência no futuro.

CONFIRA: Embaixador da ONU, Jack Johnson dá dicas para preservar o meio ambiente

Para saber mais sobre o Dia da Sobrecarga, acesse: http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/earth_overshoot_day