Blog

Fundo Verde do Clima gera polêmica entre países

02/05/2019

Quanto mais dinheiro, mais problemas. Mesmo se for para uma boa causa.

O mundo se encontra dividido em relação ao Fundo Verde do Clima das Nações Unidas.

Todos os 24 países que compõem o conselho administrativo possuem poder de veto. Chegar a acordos unânimes se torna um problema. Ano passado mesmo os Estados Unidos bloqueou um pedido de empréstimo sustentável da China.

O excesso de conflitos entre os líderes vem impedindo o fundo de ser aproveitado ao máximo. Representantes de comunidades em risco (como países em desenvolvimento que se localizam em ilhas ou arquipélagos, facilmente afetados por mudanças climáticas), junto com o apoio de países ricos, estão pedindo por mudança.

A implementação de um sistema de voto é um dos caminhos mais favorecidos pelos países pequenos. Já as economias emergentes, como a Arábia Saudita, enxergam o sistema como uma ameaça.

Argumentam que o sistema de voto deixará todas as decisões finais do conselho administrativo na mão dos países com mais dinheiro, uma vez que estes podem usar seu patrimônio para influenciar o voto dos outros membros do conselho.

A proposta atual seria de tornar o sistema de decisões baseado na vontade da maioria (⅔) e assim não irão depender mais da necessidade de unanimidade total.

O fundo está atualmente se preparando para uma nova rodada de investimentos.
Leia a matéria original: https://www.climatechangenews.com/2019/02/27/developing-world-split-climate-finance-un-flagship-fund/