Blog

Gestão de emissões e seus ganhos econômicos

30/10/2015

CAPA POSTAGEM

A gestão de emissões traz benefícios claros para o meio ambiente. Mas a grande dificuldade para as empresas é perceber qual o retorno financeiro ao se gerenciar proativamente seu carbono. A We Mean Business, um grupo de empresas e investidores que vem acelerando a transição para uma economia de baixo carbono, lançou um relatório entitulado “O Clima Mudou – América Latina e Caribe”, para demonstrar os resultados econômicos positivos para organizações nesses continentes, através da gestão das emissões.

O relatório tomou como base mais de 100 iniciativas reportadas pelas empresas ao Carbon Disclosure Project (CDP) e demonstra que as organizações latino-americanas e caribenhas estão obtendo ganhos econômicos superiores ao das empresas europeias com suas medidas de baixo carbono. Veja algumas das principais conclusões do relatório:

17

Em média, as empresas obtém uma Taxa Interna de Retorno de 17% dos seus investimentos em iniciativas de baixo carbono.

x2

As empresas da América Latina e Caribe atingem em média o dobro de redução de emissões para cada dólar americano investido do que as empresas dos Estados Unidos

pict

As metas de redução definidas pelas empresas estudadas estão em média 14% além do que as recomendações de cientistas para reduzir os impactos das mudanças climáticas.

O que as empresas estão fazendo?

O Estudo mostra que as empresas estão investindo principalmente em eficiência energética, seguido da redução de emissões de transporte e da compensação de emissões. Estas iniciativas tem demonstrado a capacidade de reduzir emissões e gerar resultado econômico positivo para as empresas.

captura pt

Por que estão fazendo?

As empresas analisadas associam a gestão de carbono tanto à riscos quanto a oportunidades. Os principais riscos apontados foram a mudança no regime de chuvas, com a ocorrência de eventos extremos e o aumento das temperaturas. Outros riscos citados com frequência foram o aumento de exigência de políticas e normas ambientais e também o fortalecimento de acordos internacionais que regulem sobre emissões de GEE.

Dentre as oportunidades, os ganhos em reputação e o atendimento à demanda crescente dos clientes foram as principais citadas.

CAPTURA2PT

Podemos concluir que a gestão de emissões apresentam diversas vantagens econômicas para você e sua empresa.

Está pronto para realizar a gestão das emissões de sua empresa? Clique aqui e saiba como.

Confira também o relatório completo.