Blog

Em 2026, carros elétricos devem representar 2,5% dos veículos brasileiros

31/05/2017

Hoje, o Brasil conta com apenas 3.600 carros elétricos circulando pelas ruas e estradas das nossas cidades. Mas dentro de uma década, esse número pode ser bem maior.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) a previsão é que em 2026 cerca de 2,5% dos licenciamentos de veículos sejam de carros elétricos ou híbridos, ou seja, aproximadamente cem mil carros. No ano passado, apenas 1.091 carros eram desta categoria.

As causas para um número tão pequeno nos dias atuais, de acordo com o diretor da EPE, José Mauro Ferreira Coelho, em declaração para o Valor Econômico, são o custo das baterias, a infraestrutura de recarga e os preços dos veículos.

As baterias representam, hoje, um terço do custo total dos veículos elétricos, mas de acordo com pesquisa apresentada em evento da FGV, este custo está em trajetória de queda.

Inovação necessária 

O recente Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros no Município de São Paulo, divulgado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) comprovou que os carros levam apenas 30% dos passageiros, mas são os responsáveis por cerca de 73% das emissões de gases de efeito estufa na cidade de São Paulo.

Um dado alarmante, que nos impulsiona a continuar no caminho da neutralização e redução de emissões.

Conheça como a Sustainable Carbon certifica créditos de carbono e colabore.

 

*Com informações do Valor Econômico e do Estadão.