Blog

Costa Rica quer cortar suas emissões até 2050

A Costa Rica pode estar prestes a começar uma revolução climática.

 

Isto é pelo menos parte do plano introduzido pelo presidente, Carlos Alvarado Quesada.

O plano consiste em, basicamente, acabar com as emissões de carbono do país até 2050. A realização da meta, que no cenário mundial poderia ser considerada inatingível, se baseia em uma estratégia que foca em 10 áreas do setor econômico do país.

Previamente a Costa Rica havia anunciado que se tornaria livre de carbono até 2021. Por mais que 95% da energia do país seja renovável, as emissões ainda ocorrem. Algo natural em países cujo transporte é baseado no automóvel à diesel.

Algumas partes do plano incluem a implementação de “green tax” e a troca completa do fóssil para o elétrico, com uma das metas do plano sendo de que até 2035 70% dos ônibus do país, e 25% dos carros, sejam elétricos. Além disso também promove a modernização do transporte público com a criação de linhas de trem elétricos.

E por mais que a Costa Rica representa somente uma pequena parte das emissões mundiais, o presidente não deixa isso lhe abalar. Quesada acredita que o país pode servir de exemplo para outras nações maiores.

“Podemos ser esse exemplo- temos que inspirar pessoas” disse o presidente no dia do lançamento do plano.

 

Fontes: https://www.theguardian.com/world/2019/feb/25/costa-rica-plan-decarbonize-2050-climate-change-fight

https://www.climatechangenews.com/2019/02/25/costa-rica-targets-electric-cars-forest-growth-2050-climate-strategy/