Blog

Caatinga: pesquisas e projetos para preservar o único bioma totalmente brasileiro

27/01/2017

A Caatinga brasileira acaba de ganhar um novo centro de pesquisa – o Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma da Caatinga (OndaCBC) – que recebeu um aporte de R$ 1,8 milhão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para começar a funcionar.

O centro de pesquisas será composto por pesquisadores nacionais e internacionais que devem ajudar a compreender a adaptação da Caatinga aos sistemas de uso da terra e à variabilidade climática da região. A ideia é conduzir uma pesquisa de longo prazo que sistematize o conhecimento, forme recursos humanos e dê início a políticas públicas de conservação da Caatinga. Um passo importante para compreender e preservar, este que é o único bioma exclusivamente brasileiro.

 

Os desafios da Caatinga

Característico pelo clima semiárido e pelas altas temperaturas, a Caatinga está realmente muito vulnerável às mudanças climáticas. Para se ter uma ideia, a ação do homem já alterou 80% da cobertura original da Caatinga, que hoje tem apenas 1% da sua área protegida, deixando o bioma muito frágil.

Podemos acrescentar ainda os graves problemas econômicos que a região enfrenta, com baixos níveis de renda e escolaridade, falta de saneamento ambiental e altos índices de mortalidade infantil.

 

Nossa contribuição

A Sustainable Carbon já desenvolve importantes projetos nesta região do País. Lá, auxiliamos especialmente cerâmicas a substituir o uso de lenha nativa para produção de energia por biomassa renovável, impedindo o avanço do desmatamento.

As iniciativas da Sustainable Carbon pretendem reduzir mais de 16 milhões de toneladas de CO2, levando cobenefícios socioambientais para mais de 50 comunidades e 2.500 funcionários da região. Uma resposta significativa às principais fragilidades do bioma, citadas acima.

Nós vamos acompanhar de perto este novo centro de pesquisa. E que tal você acompanhar de perto nossos projetos? Conheça as iniciativas da Sustainable Carbon no Bioma da Caatinga.