Blog

Bandeira e Capelli: cerâmicas prontas para mais 10 anos de produção sustentável!

30/06/2017

As cerâmicas de Bandeira e Capelli, localizadas na cidade de Capela, em Alagoas, contam hoje com a presença alegre de dezenas de crianças que participam de uma escolinha de futebol. Essa escolinha existe graças ao Projeto Sonho de Criança, patrocinado pelas cerâmicas com o objetivo de promover mais lazer e afastar as crianças da violência na ruas.

O projeto social foi possível graças a iniciativa pioneira do Sr. Frederico, dono das cerâmicas, de substituir a lenha nativa pelo uso de biomassa renovável, a partir da parceria com a Sustainable Carbon. A solução sustentável possibilitou que as cerâmicas fossem inseridas no mercado de carbono e pudessem fazer a venda de créditos retornar em benefícios socioambientais para a comunidade.

Mais 10 anos! 

A Sustainable Carbon está agora trabalhando na revalidação do projeto de carbono das cerâmicas Bandeira e Capelli para mais dez anos! Este, que já está em operação desde 2006, proporcionou uma redução da emissão de 306.207 tCO2e para a atmosfera, sendo 194.827 tCO2e já certificadas e outras 111.380 tCO2e em processo de verificação. Para a próxima fase, está prevista uma redução de mais 152.118 tCO2e de abril de 2016 a março de 2026.

Além da escolinha de futebol, a Cerâmica poderá continuar oferecendo à comunidade diversos outros benefícios sociais, econômicos e ambientais.

Apenas para citar alguns:

  • a construção e a reforma de moradias para funcionários;
  • a criação de uma RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) pelas Cerâmicas para reinserção de ave ameaçada de extinção;
  • as parcerias com universidades locais para desenvolvimento de estudos científicos sobre biomassa;
  • o reflorestamento de áreas degradadas com espécies nativas, como Ipê Amarelo e Cedro;
  • o investimento em treinamentos aos trabalhadores com foco em novas práticas e tecnologias mais sustentáveis;

Nos orgulhamos desse projeto e convidamos você a conhecer mais sobre ele!