Blog

5 práticas sustentáveis para a agricultura

09/01/2017

Produtores de todo o Brasil sentiram os efeitos das mudanças climáticas em suas lavouras. Foi um ano intenso, com muitos prejuízos para a agricultura.

mudanças climáticas

No verão de 2016, com a forte influência do fenômeno El Niño, a chuva ficou concentrada sobre a região sul por quase toda a estação. Alguns produtores se animaram com chuvas inesperadas na região de Matopiba e fizeram plantações tardias de soja, milho e algodão. Mas logo veio a estiagem e as safras se perderam, especialmente as de milho e algodão.

O ano seguiu com um inverno marcado por geadas e um frio intenso, por causa do fenômeno La Niña. A agricultura de milho, trigo e café do Centro-Sul do Brasil foram afetadas por essas geadas e 80% da produção foi perdida.

Na primavera as chuvas voltaram cedo, e muitos produtores , especialmente de soja, comemoraram. No entanto, as geadas perduraram por toda a estação, até meados de dezembro.

Com todas essas alterações, os agricultores sentiram de perto os efeitos das mudanças climáticas.

Mas uma outra agricultura é possível e muitas práticas sustentáveis são muito acessíveis aos produtores.

Por isso, selecionamos 5 técnicas de agricultura sustentável, a fim de estimular a produção consciente no nosso País. Confira.

1. Irrigação com sistema de gotejamento

Vazão lenta e permanente da água. Essa prática reduz o consumo de água, diminui a incidência de fungos e ervas daninhas, além de melhorar a qualidade e o rendimento da cultura.

2. Cogeração de energia

Produção de eletricidade e energia térmica com uso de gás natural ou biomassa. O agricultor reduz custos, fica independente de um distribuidor de energia e produz com baixo impacto ambiental.

3. Sementeiro de cultura para adubação verde

Cultivo de plantas que serão transformadas em uma massa verde e incorporadas ao solo para enriquecê-lo com mais minerais e matéria orgânica.

Ajuda na prevenção da erosão e lixiviação após colheita.

4. Compostagem

O produtor pode aproveitar resíduos orgânicos e produzir adubo por meio da compostagem. A técnica ajuda a aumentar a produtividade e reduzir custos.

5. Sistema de energia solar

Painéis solares transformam energia solar em calor. A energia limpa possui baixo custo de manutenção e reduz custos para o produtor.

Que tal começar a praticar uma agricultura mais sustentável? Entre em contato com a Sustainable Carbon.

Até a próxima.