Blog

oilfield1web-580x358

Subsídios para combustíveis renováveis podem iniciar a revolução da energia limpa

De acordo com o Instituto Internacional de Desenvolvimento Sustentável (IISD), substituir subsídios de combustíveis fósseis para apoiar os renováveis pode iniciar uma revolução da energia limpa e propagar a descarbonização da economioa global.  Apesar das nações do G20 comentarem desde 2009 sobre a importância de cortar subsídios desnecessários para combustíveis fósseis, eles continuam a ser muito maiores… Read more »

_108137297_plasticbag-pa

Vendas de sacolas plásticas caíram pela metade no Reino Unido

Dados do governo mostram que as vendas de sacolinhas plásticas nas maiores redes de supermercado do Reino Unido caíram pela metade em 2018. 6 grandes redes de supermercado venderam 549 bilhões de sacolas em 2018-19, ao contrário de 1 bilhão vendidas no ano anterior. Desde 2015, quando uma taxa de 5 centavos passou a ser… Read more »

5760

5000 hotéis deixarão de oferecer amostras de plástico

O grupo de hotéis InterContinental deixará de oferecer miniaturas de shampoo, condicionador e sabonete em suas mais de 5000 unidades para reduzir a quantidade de plástico.  A rede trocará as embalagens individuais por dispensers de cerâmica, reutilizáveis, até o fim de 2021. Segundo a empresa, eram usados 200 milhões de miniaturas por ano, o equivalente… Read more »

5568

Região na Inglaterra planeja ter aulas sobre mudanças climáticas

North of Tyne, região da Inglaterra, planeja ser o primeiro lugar do mundo a ter um professor de mudança climática credenciado pela ONU em todas as escolas de ensino primário e secundário.   De acordo com o prefeito, Jamie Driscoll, todas as escolas da área teriam a oportunidade de treinar um membro da equipe para dar aulas sobre… Read more »

_108011260_gettyimages-172485870

Aquecimento do planeta já é o maior evento climático em 2 mil anos

De acordo com pesquisa publicada na revista Nature, pesquisadores afirmam que o aquecimento global atual ultrapassa, em velocidade e extensão, qualquer evento climático dos últimos 2 mil anos.  Nem mesmo eventos históricos como a “Pequena Era do Gelo’ – evento de resfriamento ocorrido entre 1300 e 1850 – se comparam com o que está acontecendo… Read more »

architecture-buildings-factory-247763

Mundo ultrapassa 1,5ºC só com planejamento de infraestrutura

Em pesquisa da equipe de Dan Tang, da Universidade da Califórnia em Irvine, estima-se que a estrutura já implementada no mundo, se manter a operação atual,  emitirá 648 bilhões de toneladas de CO2. Além disso, a emissão de obras e equipamentos planejados será de 188 bilhões de toneladas. Ou seja, um total de 846 bilhões… Read more »

5135

Londres terá clima similar ao de Barcelona em 2050

Londres terá em três décadas o clima atual de Barcelona, enquanto Madrid o de Marrakech e Estocolmo o de Budapeste, de acordo com pesquisa sobre os impactos da crise climática. Além das temperaturas altas, a mudança também pode ser acompanhada por uma seca severa.  Cidades próximas à zonas temperadas e frias no hemisfério norte terão… Read more »

forest-path-trees-6037

Para conter o aquecimento, planeta precisa de 1,2 trilhão de novas árvores

A melhor receita para conter o aquecimento global, além de preservar as florestas que já existem, é plantar árvores. Em publicação do dia 05/07 da revista Science, o plantio massivo de árvores em locais subutilizados é a solução mais poderosa para atingir o limite estabelecido no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em… Read more »

2891_Camp_Fire_oli_2018312_Landsat

Um futuro mais seco abre espaço para mais incêndios

  O período de secas cria condições ideais para incêndios naturais. A falta de chuva e baixa umidade do ar seca as árvores e a vegetação, combustíveis para o fogo. Com essas condições, raios, falhas elétricas ou humanas podem fazer até mesmo as queimadas planejadas saírem do controle rapidamente. A previsão é de que o… Read more »

_107570334_calor

O que causa a onda de calor extremo que atinge a Europa?

O verão está forte na Europa: a temperatura chegou a 38,6ºC na cidade alemã de Coschen, perto da fronteira com a Polônia; na Alemanha, o asfalto de uma rodovia no centro do país começou a derreter, levando as autoridades a reduzir os limites de velocidade. A França suspendeu as aulas devido aos mais de 40ºC… Read more »

diversitydinner08

Sustainable Carbon no Diversity Dinner da Câmara Brasil-Alemanha

O CEO da Sustainable Carbon, Stefano Merlin, foi convidado para participar do Diversity Dinner, jantar da diversidade, que teve como visitante o ministro alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento Gerd Müller. O tema da noite foi diversidade no ambiente corporativo e engajamento social.    O jantar aconteceu no Club Transatlântico, no dia 08 de julho,… Read more »

Fonte: https://www.theguardian.com/uk-news/2019/may/16/ulez-cuts-number-of-worst-polluting-cars-in-central-london

Saiba o que são ULEZ e como diminuem a poluição em Londres

Sigla inglesa para Zona de Emissões Ultra Baixas, são locais da cidade onde é proibido trafegar com veículos que utilizam gasolina ou diesel, apenas híbridos ou elétricos, além de bicicletas. A novidade foi implantada na cidade de Londres em abril e já deram ótimos resultados. A média de veículos que mais poluem era de 34 mil por… Read more »

45671031505_9fac79e3d2_z

Líder indígena defende florestas em reunião na Universidade de Harvard

O xamã Davi Kopenawa, líder indígena brasileiro, foi convidado pela universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para participar de um evento sobre a Amazônia que reuniu cientistas e pesquisadores brasileiros acerca do tema. Kopenawa foi categórico ao afirmar que o atual governo brasileiro está acabando com os territórios indígenas e enfraquecendo a Fundação Nacional do… Read more »

FCA

2 milhões de dólares em carbono serão gastos pela Fiat Chrysler

De acordo com o diretor financeiro Richard Palmer, a Fiat Chrysler Automóveis planeja gastar 2 milhões de dólares em despesas com carbono, entre multas e créditos. Os gastos serão efetuados em três anos, de 2019 a 2021, e foram divulgados durante a reunião de resultados do primeiro trimestre da companhia. O CEO da FCA, Mike Manley,… Read more »

3409

Irlanda decreta estado de emergência climática

Após a Inglaterra, o parlamento irlandês também decretou estado de emergência climática no país. Foi incluída uma emenda ao relatório parlamentar, que declarou a situação emergencial e além disso, colocou as questões climáticas no topo da prioridade do governo irlandês, que acompanha a decisão da vizinha Inglaterra. Ativistas e parlamentares pró-clima comemoraram muito a decisão,… Read more »

Fonte: https://www.nytimes.com/2019/05/07/climate/australia-climate-change-politics.html?rref=collection%2Fsectioncollection%2Fclimate&action=click&contentCollection=climate&region=rank&module=package&version=highlights&contentPlacement=1&pgtype=%20sectionfront

Clima pode influenciar em eleições na Austrália

As eleições australianas, marcadas para 18 de maio de 2019, podem ser afetadas por um importante assunto: as mudanças climáticas. O país é muito vulnerável a essas mudanças, pois faz parte do continente que mais aqueceu no último século. Porém, os candidatos a liderar a nação ainda não demonstraram propostas que beneficiem o meio ambiente… Read more »

methode_times_prod_web_bin_6f651038-7032-11e9-a5e9-48f686bb2833

Reino Unido estabelece recorde de horas sem queima de carvão

Em 2017, o Reino Unido ficou 24 horas sem queima de carvão. O recorde era pouco mais de 90 horas sem queima, registrado na Páscoa de 2019. Na noite de ontem, 6 de maio de 2019, o recorde foi quebrado. A nova marca foi estabelecida em 125 horas sem queima de carvão no Reino Unido. Desde… Read more »

4500

Metrópoles australianas sofrem com falta de água

Sydney, Darwin, Brisbane e Melbourne enfrentam o cenário de suas barragens estarem com menos de 50% da capacidade hídrica. Isso ocorre após uma sequência de dias sem chuva e altas temperaturas no território australiano. Os meteorologistas preveem outono e inverno mais quentes que o normal, o que pode prejudicar ainda mais a situação relacionada a… Read more »

5609

Indústria de extração resposável por 50% das emissões do planeta

Se mudanças climáticas fossem representadas por um super-vilão, provavelmente seria a indústria de extração. Um novo estudo realizado pelas Nações Unidas acaba de revelar um fato que não é muito surpreendente, porém extremamente alarmante. A indústria de extração é responsável por metade das emissões de carbono do planeta, além de ser responsável pela perda de… Read more »

Fonte: Green Climate Fund

Fundo Verde do Clima gera polêmica entre países

Quanto mais dinheiro, mais problemas. Mesmo se for para uma boa causa. O mundo se encontra dividido em relação ao Fundo Verde do Clima das Nações Unidas. Todos os 24 países que compõem o conselho administrativo possuem poder de veto. Chegar a acordos unânimes se torna um problema. Ano passado mesmo os Estados Unidos bloqueou um… Read more »

123

NHL compra créditos de carbono para compensar emissões

Para compensar suas emissões de carbono com viagens aéreas, a Liga Nacional de Hóquei (NHL) dos Estados Unidos, anunciou a compra de créditos de carbono para equalizar 465 toneladas métricas de poluição. A NHL anunciou a compra nesta segunda-feira, 22 de abril, que coincidiu com o Dia da Terra. A compensação é equivalente a tirar… Read more »

Windmills on the field at sunset. Alternative ecological energy.

2018 foi o quarto ano mais quente da história

De acordo com um estudo realizado pela NASA que analisou a temperatura média da superfície do planeta desde 1880, a temperatura global de 2018 foi 0,83 graus celsius mais quente do que a temperatura global no período de 1951 até 1980. Os últimos 5 anos foram os mais quentes desde do século XIX. Vale ressaltar… Read more »

6000

O longo caminho para o “zero” de emissões

O sonho de um mundo sem emissões de carbono ainda está muito distante, porém não impossível.  No Reino Unido, os ativistas a favor do meio ambiente, exigiram que as emissões do país fossem zeradas em 2025, mas será muito difícil da meta ser alcançada. O esperado é que em 2050, a nação esteja livre do… Read more »

58ae23d878a47004366189884c2f8440

Ilha de Fernando de Noronha enfrenta problemas com poluição

O meio-ambiente brasileiro acaba de encontrar uma nova ameaça: turistas. Fernando de Noronha pode ser considerada um paraíso na Terra. Um recente aumento estrondoso de turismo na ilha pode fazer com que essa frase deixe de ser verdade. Desde 1992 o número anual de turistas na ilha saltou de pouco mais que 10 mil para… Read more »

Fonte: https://www.theguardian.com/environment/gallery/2019/apr/15/action-or-extinction-environmental-activists-take-to-the-streets

Ativistas tomam as ruas de Londres em favor do clima

Um movimento chamado “Rebel for Life” tomou as ruas da capital inglesa. No protesto, os manifestantes pediam ações contra as mudanças climáticas. O principal ato dos ativistas foi pacífico. Bloquearam cinco locais centrais da cidade, entre eles a ponte Waterloo e o Centro Shell. Os manifestantes colocaram flores no meio da ponte para chamar a… Read more »

Fonte: https://www.reuters.com/article/us-china-renewables-subsidy/china-to-give-priority-to-subsidy-free-renewable-projects-in-new-plan-idUSKCN1RO1HG

Projetos renováveis serão prioridade na China

A partir de Abril, a agência reguladora de energia chinesa dará subsídios livres, para o resto do ano de 2019, a projetos eólicos e solares. O governo do país prometeu lançar uma série de projetos sustentáveis, onde as energias eólica e solar serão prioridade no desenvolvimento da nação. O total de subsídios foram fixados em… Read more »

Wind farm at farmland in summer. Aragon, Spain

Estudo revela prioridade de energia renovável em países ricos

Quem entende de dinheiro, apoia sustentabilidade. A edição de Fevereiro do World Economic Service revelou uma pesquisa que alega que em países em que são importados muitos combustíveis fósseis, os economistas nativos dão enorme prioridade para transição energética. Ou seja, autoridades do campo da economia apoiam que seus países adotem fontes de energia eficiente e sustentável. Estatisticamente… Read more »

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/04/pelo-clima-jovens-da-noruega-querem-parar-petroleiras.shtml

Juventude norueguesa protesta contra petroleiras

As ilhas Lofoten, localizadas ao norte da Noruega, possuem um alto índice de petróleo em toda sua extensão. Desta forma, o governo do país planeja explorar o território. Em contrapartida à vontade da liderança do estado nórdico, os jovens do país não gostaram da ideia e realizaram um protesto para que não só as ilhas… Read more »

Coal-US-1

Finlândia adianta banimento do uso de carvão

1 ano pode fazer muita diferença. A Finlândia acaba de dar mais um passo para lutar contra mudanças climáticas. Com certeza, irá desagradar qualquer membro da indústria de carvão, uma vez que o país acaba de reduzir sua data de banir o combustível fóssil em 1 ano. A proibição, previamente alocada para 2030, entrará em… Read more »

High voltage post or High voltage tower

Multinacionais anunciam acordo para desenvolvimento de energia renovável

Nunca duvide que opostos se atraem. A National Grid, uma empresa de eletricidade e entrega de gás natural acaba de adquirir a Geronimo Energy, uma pioneira em energia renovável em um acordo de 100 milhões de dólares. A compradora vem se tornando um marco no mercado de energia sustentável, acelerando o crescimento de renováveis e… Read more »

Fonte: https://www.climatechangenews.com/2019/02/25/french-experts-propose-trillion-euro-eu-climate-finance-pact/

França na luta contra o aquecimento global

Quando se trata de mudanças climáticas, os franceses não brincam em serviço. Um grupo de experts recentemente publicou a primeira versão de um acordo financeiro europeu, o qual supostamente tem como âmbito a mobilização de trilhões de euros na luta contra o aquecimento global. Em Fevereiro, durante o lançamento do recém-criado “Pacte Finance Climat”, o… Read more »

Ice cube breaking on black rock beach , Iceland winter season landscape

Canadá é o país que mais sofre com o aquecimento global

Segundo relatório oficial da nação, o Canadá esquenta duas vezes mais rápido que o resto do globo. Além disso, o relatório consolida que, segundo projeção, as mudanças devem ficar ainda mais fortes. O documento registra que a temperatura média do país subiu 1.7º C desde o ano de 1948, tendo o maior aumento no norte… Read more »

Building in the night

Pequim, respire fundo

Poluição aérea pode ser considerada um dos maiores problemas enfrentados por metrópoles mundialmente. A situação pode ser considerada tão precária que alguns governos até escondem o verdadeiro o dano causado por gases nocivos na atmosfera. Mas como todo grande problema, este está acompanhado de uma grande solução. É o caso de Pequim. A capital chinesa… Read more »

Fonte: https://www.oeco.org.br/blogs/salada-verde/plasticos-de-uso-unico-serao-banidos-da-uniao-europeia-ate-2021/

Plásticos de uso único serão abolidos da Europa até 2021

Em votação do parlamento da União Europeia, foi decidido que os plásticos de uso único, como garfos, canudos e cotonetes serão abolidos do continente até o ano de 2021. Ainda na reunião, foi estudado como reduzir o uso de recipientes de comida e tampas de plástico. Além disso, garrafas plásticas devem ser feitas com 25%… Read more »

Source: https://www.climatechangenews.com/2019/02/20/south-africa-set-introduce-long-awaited-carbon-tax-june/

Emissão de carbono será taxada na África do Sul

A África do Sul não pretende ficar mais para trás no desenvolvimento sustentável. Em março, a nação africana aprovou um novo imposto. Trata-se de uma taxa federal em relação a emissão de carbono. Para cada tonelada emitida serão cobrados 120 rands (oito dólares americanos). A lei está para aprovação há anos. A ideia de taxar carbono… Read more »

OMWR920

O fim do mundo pode começar por baixo

De acordo com o primeiro estudo científico de revisão global, os insetos nunca estiveram tão perto da extinção, sendo que uma das previsões enxerga o desaparecimento total da vida artrópode em menos de 1 século. Com uma taxa de extinção quase 8 vezes mais rápida que mamíferos, aves e répteis, mais de 40% das espécies… Read more »

Fontes: https://www.theguardian.com/world/2019/feb/25/costa-rica-plan-decarbonize-2050-climate-change-fight

Costa Rica planeja acabar com emissões até 2050

A Costa Rica pode estar prestes a começar uma revolução climática. Isto é pelo menos parte do plano introduzido pelo presidente, Carlos Alvarado Quesada. O plano consiste em, basicamente, acabar com as emissões de carbono do país até 2050. A realização da meta, que no cenário mundial poderia ser considerada inatingível, se baseia em uma estratégia… Read more »

Business team standing against window with leader in front

O futuro depende dos jovens

Esta é uma das frases que pode vir à mente quando se trata de ativismo climático no Reino Unido. Em pelo menos 60 cidades do Reino Unido, em Fevereiro, mais de 10,000  jovens saíram de suas salas de aula em protesto. Na rua, os membros da geração Z, deixaram nada menos que nítido a sua… Read more »

Fonte: Business Green

COP 25 será no Chile

A COP 25 acaba de encontrar um novo lar. Após o presidente Jair Bolsonaro retirar a oferta de sediar no Brasil a próxima conferência climática das Nações Unidas, as autoridades da organização não perderam tempo em encontrar um novo espaço para o evento. A chamada COP 25 não só mudou de localização, mas também teve… Read more »

Fonte: The Guardian

Austrália bate recorde de emissões

Parece que está na hora da Austrália adotar políticas de compensação mais eficientes. 2018 foi um ano especial para o clima do país, mas não no bom sentido. De acordo com a organização, Ndevr Enviroment que mapeia emissões de gases de efeito estufa (GEEs), a Austrália atingiu uma nova alta de emissões anuais em 2018…. Read more »

fonte: bbc

Entenda o #trashtag challenge

Nunca diga que a internet não é reciclável. Uma nova hashtag acaba de viralizar nas redes sociais. Trata-se da #trashtag, um desafio online para que os usuários postem em seu perfil fotos em um formato “antes e depois” de regiões que foram contaminadas pelo descarte inconsequente do lixo. É basicamente um movimento para incentivar cidadãos… Read more »

Fonte: Honda

Honda pretende se tornar elétrica na Europa até 2025

  O futuro é elétrico. E a Honda sabe disso. A montadora japonesa acaba de anunciar que, à partir de 2025 na Europa, irá vender somente carros completamente elétricos, ou no mínimo, híbridos. Dois anos atrás o plano da empresa era de eletrificar ⅔ da sua frota europeia até a metade da próxima década. De… Read more »

Fonte: The Guardian

Alemanha apresenta nova proposta de lei sustentável

A Alemanha pode acabar de ter começado o processo para se tornar sustentável. Esse, pelo menos, é o sonho da atual ministra alemã do meio-ambiente, Svenja Schulze. A ministra está lutando para que até 2050 seu país tenha reduzido suas emissões em “pelo menos” 95%. Também quer remover as emissões que já se encontram em… Read more »

Fonte: bbc

Empresa de laticínios quer cortar todas suas emissões

Fazendeiros descobrem o conceito de antítese. Em uma declaração no mínimo contraditória, a  Arla Foods, uma empresa de laticínios, acaba de prometer que irá tornar suas mais de duas mil fazendas, espalhadas pelo Reino Unido, e suas operações, completamente neutras de carbono até 2050. A promessa pode ser considerada ambiciosa, mas isso não parece afetar… Read more »

Fonte: Photodune

Ar de Pequim melhora e pode se tornar modelo internacional

Pequim, respire fundo. Poluição aérea pode ser considerada um dos maiores problemas enfrentados por metrópoles mundialmente. A situação pode ser considerada tão precária que alguns governos até escondem o verdadeiro o dano causado por gases nocivos na atmosfera.  Mas como todo grande problema, este está acompanhado de uma grande solução. É o caso de Pequim…. Read more »

Fonte: The Intercept

Ar de São Paulo está mais poluído do que você pensa

Seu governo está escondendo coisas de você. Pelo menos se você mora em São Paulo, Brasil. A estimativa atual é de que 17 mil pessoas morrem por ano no estado de São Paulo devido à poluição aérea. Esse cálculo, realizado por uma equipe de pesquisa da USP (Universidade de São Paulo), estimou também que se… Read more »

fonte: costarica.com

Costa Rica quer cortar suas emissões até 2050

A Costa Rica pode estar prestes a começar uma revolução climática.   Isto é pelo menos parte do plano introduzido pelo presidente, Carlos Alvarado Quesada. O plano consiste em, basicamente, acabar com as emissões de carbono do país até 2050. A realização da meta, que no cenário mundial poderia ser considerada inatingível, se baseia em… Read more »

Fonte: The Essential Chemical Industry

Produção Química Mundial irá dobrar até 2030

  A catástrofe climática aumenta. Em uma nova reviravolta que não deve surpreender muitos, uma das metas de redução de impactos ambientais com certeza terá que ter seu prazo estendido. Trata-se da produção química. A mais recente previsão, montada pelo departamento ambiental da ONU, afirma que as nações do mundo não só irão falhar em… Read more »

Fonte- The Guardian

Estudantes lutam contra Mudanças Climáticas. Realizam Greve Global

  Sabedoria não, necessariamente, vem com idade. Hoje, dia 15 de Março de 2019, sinais de uma nova geração politizada emergente nunca estiveram tão claros. Milhares de crianças e adolescentes não foram para aula nesta sexta-feira, mas não é pelo motivo que você está pensando. Em mais de 100 países estão ocorrendo greves escolares, organizadas… Read more »

Source: NASA

2018 foi o quarto ano mais quente da História desde 1880

Pelo menos não chegou em primeiro. 2018 foi o quarto ano mais quente da história da Terra. Isso de acordo com um estudo realizado pela NASA que analisou a temperatura média da superfície do planeta desde 1880. A temperatura global de 2018 foi 0,83 graus celsius mais quente do que a temperatura global no período… Read more »

anicer_cerara sem logo

Evento discute uso da biomassa na indústria cearense. E nós estávamos lá.

Stefano Merlin, presidente da Sustainable Carbon e do Instituto Ecológica, palestrou no evento Impacto da Biomassa na Indústria do Ceará: alternativas para sustentabilidade e sua interface com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, realizado no dia 17 de junho, na Casa da Indústria, com o objetivo de discutir o uso da biomassa na indústria cearense. Na ocasião,… Read more »

destaque_Gold Standard

O primeiro projeto Gold Standard na Colômbia

A Sustainable Carbon finalizou a verificação do primeiro projeto Gold Standard desenvolvido na Colômbia. Para alcançar essa certificação, a cerâmica Santander realizou a troca do forno, aumentando a eficiência energética, e substituiu parcialmente o combustível, que agora conta com utilização de biomassa renovável e menos carvão mineral. Esta é a primeira indústria cerâmica na região… Read more »

poluicao-sao-paulo

Os bilionários poderiam salvar o planeta?

O Robin Hood Index, da Bloomberg, lançou um relatório bem curioso no último mês. Depois de alguns cálculos mirabolantes, conseguiu avaliar quais milionários do mundo seriam capazes de comprar todos os créditos de carbono exigidos para compensar as emissões de gases de efeito estufa de seus respectivos países durante um ano. Confiram os estaques: [symple_box… Read more »

destaque_jogoclimatico

[Infográfico] Três anos para virar o jogo climático

Em artigo da Nature, a ex-Secretária Executiva da Convenção do Clima, Christiana Figueres, defende seis metas globais para que o mundo consiga começar a controlar o aquecimento global até 2020. Será que ainda dá tempo? A autora admite que as ações podem ser pouco realistas, mas que este é um período propício para inovações.  … Read more »

iceberg

Bloco de gelo de 5.800km2 se desprende na Antártica

Um iceberg do tamanho do Distrito Federal, com 5.800 km2 e com um trilhão de toneladas se separou da gigantesca plataforma de gelo Larsen C, na Antártica. Tudo indica que o desprendimento aconteceu entre os dias 10 e 12 de julho. A rachadura já vinha sendo acompanhada há anos por pesquisadores, mas a velocidade de… Read more »

lastapias

Projeto GoldStandard na Colômbia em fase final de verificação

A Sustainable Carbon está na fase final de verificação do primeiro e único projeto GoldStandard desenvolvido na Colômbia. Isso significa que as cerâmicas Las Tapias e Santander, localizadas no estado de Cundimarca, se enquadram na certificação mais rigorosa a nível mundial para projetos de redução de emissão de GEEs. Para alcançar essa certificação, as cerâmicas… Read more »

maps_indios

Google inclui territórios indígenas no Maps e no Earth

Em uma tentativa de prevenir o desmatamento e proteger a cultura, o Google anunciou, no início desta semana, uma integração dos territórios indígenas do Brasil no Google Maps e no Google Earth. A inclusão foi feita com a contribuição da Fundação Nacional do Índio, a FUNAI.   Atualmente, o Brasil possui uma população de aproximadamente… Read more »

destaque_arvores_OK

Quanto vale uma árvore nas nossas cidades?

Pesquisadores do Serviço Florestal dos Estados Unidos e da Universidade da Califórnia em Davis, publicaram um artigo científico na Urban Forestry e Urban Greening com dados muito interessantes sobre as árvores que compõem o cenário das nossas cidades. Elas embelezam a paisagem, garantem sombra, ajudam a controlar a poluição do ar, reduzem o impacto de… Read more »

tilos

Tilos: a ilha grega com energia 100% limpa

Conhecida como a “ilha verde da Grécia”, Tilos está mais para uma reserva natural por suas mais de 150 espécies migratórias e residentes de aves, além das mais de 650 variedades de plantas, em meio a uma população de cerca de 500 habitantes. Com uma sequência de prefeitos ambientalistas, acolhedores de imigrantes e de todas… Read more »

fundo amazonia

Ministro norueguês do meio ambiente ameaça suspender Fundo Amazônia

Na última semana, nosso Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, recebeu uma carta nada agradável do seu colega ministro do Meio Ambiente da Noruega, Vidar Helgesen. Helgesen não foi muito cordial ao questionar a continuidade do investimento norueguês para o Fundo Amazônia, mediante as altas taxas de desmatamento e discussões no Governo sobre medidas provisórias… Read more »

toshiba_tec

Toshiba Tec compensa 100% de suas emissões de carbono colaborando com projetos na África e América do Sul

Mais um caso bem sucedido de compensação de carbono com retorno em benefícios socioambientais para países em desenvolvimento. Dessa vez, a Toshiba Tec conseguiu compensar cerca de 500.000 toneladas de carbono provenientes do ciclo de vida dos seus produtos de impressão, incluindo produção, transporte e utilização, por meio do Plano Carbono Zero. As emissões foram… Read more »

01_greening_antarctica.adapt.590.1

Mudanças climáticas estão deixando a Antártida verde, dizem pesquisadores

*Com informações do The Guardian Um grupo de cientistas britânicos que estuda o musgo na Antártida divulgou resultados recentes afirmando que as mudanças climáticas nos últimos anos estão tornando a Península cada vez mais verde. “A Antártida não vai se tornar totalmente verde, mas ficará mais verde do que é atualmente”, disse Matt Amesbury, co-autor… Read more »

SantaMaria_JPL_3210-001-1

3 motivos para o Brasil apostar no mercado de créditos de carbono

A Época Negócios publicou uma entrevista muito interessante com Elizabeth Carvalhaes, presidente da Indústria Brasileira de Árvores, na qual nos baseamos para resumir em alguns pontos a importância de incentivar o mercado de créditos de carbono no Brasil. Primeiro, é preciso salientar que todas as empresas podem e devem reduzir suas emissões de carbono, mas… Read more »

energia eólica ceará

Produção de energia eólica cresce 55% no Brasil

O Brasil já produz energia eólica suficiente para abastecer mais de 17 milhões de residências, mensalmente. Outros dados, divulgados pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), demonstram o potencial que o País possui para a produção de energia limpa. Em 2016, com um investimento volumoso de US$ 5,4 bilhões no setor, o Brasil adicionou mais… Read more »

Man trying to catch clouds coming from large head

Estudos sobre captura e armazenamento de CO2 avançam nos EUA

  Muito provavelmente vocês já ouviram falar em Carbon Capture and Storage (Captura e Armazenamento de Carbono). Por essa tática, o dióxido de carbono, ao invés de ser lançado na atmosfera, é armazenado em locais subterrâneos, como reservatórios de petróleo e gás sob altas temperaturas. Uma tática, no entanto, bastante criticada, por ter seu foco… Read more »

info_Co2

Estamos próximos de um apocalipse carbônico?

Um recente estudo de um trio de cientistas americanos e britânicos sugere que a queima de todas as reservas de combustíveis fósseis que ainda restam no planeta pode elevar drasticamente os níveis de CO2 para volumes sem precedentes, ou ao menos desde o surgimento das florestas, quase meio bilhão de anos atrás. As projeções são… Read more »

airline footprint

CORSIA

Nova regulamentação obrigará aéreas a reduzir emissão de gases e a Sustainable Carbon está preparada para este desafio

3003_Amazonia2

Amazônia: aberta licitação para fornecimento de energia renovável na região

É um verdadeiro paradoxo falar de geração de energia no Norte do Brasil. Enquanto a região abriga diversas hidrelétricas que produzem energia para as grandes cidades brasileiras, localizadas a milhares de quilômetros de distância, as pequenas vilas e vilarejos da Amazônia são abastecidas com energia proveniente de geradores movidos a diesel, que permitem o funcionamento… Read more »

airline footprint

Empresas de tráfego aéreo começam a investir em redução de GEEs

  A fim de ajudar as empresas controladoras de tráfego aéreo a melhorar suas performances ambientais, a Organização Civil de Serviços Aéreos (CANSO, em inglês) publicou recentemente um guia de boas práticas de pegada de carbono para esse setor. Focando principalmente no gerenciamento dos impactos da emissão de carbono de infraestruturas como prédios de energia… Read more »

ecosystem-photo2

O que os serviços ecossistêmicos tem a ver com a economia?

No fim da década de 1980, a cidade de Nova York se deparou com um dilema. A qualidade da água na cidade estava cada vez pior por conta da poluição. A primeira proposta de solução era a construção de uma estação de tratamento de água, orçada em US$ 6 bilhões, com custos operacionais anuais de… Read more »

guia

Um guia de sustentabilidade para gestores municipais

  Já falamos por aqui como as cidades brasileiras têm sofrido com o aquecimento global, testemunhando a cada ano recordes de temperatura. E são justamente as atividades urbanas que fazem parte do elenco de maiores contribuintes para emissão de gases de efeito estufa. Um sinal mais do que claro que os gestores municipais precisam se… Read more »

IMG_1657

Essas empresas trocaram óleo pesado por biomassa renovável

A Sustainable Carbon começou 2017 com a temperatura lá em cima. Levamos quatro novos integrantes da empresa para acompanhar e protagonizar o 5º período de monitoramento das cerâmicas Guaraí, Itabira e Santa Izabel, no Rio de Janeiro. Após conhecerem de perto todo o processo produtivo, eles apresentaram um relatório muito completo sobre os projetos e, por isso, gostaríamos de compartilhar com… Read more »

G20-ministros

Brasil reafirma apoio ao Acordo de Paris em reunião de chanceleres

O Brasil reafirmou seu compromisso em cumprir com o Acordo de Paris, em reunião de chanceleres preparatória para o encontro do bloco G20. Em Bonn, na Alemanha, o chanceler brasileiro José Serra, afirmou: “não há mais margem para o ceticismo em relação à mudança do clima” e lembrou que o Acordo de Paris é irreversível…. Read more »

artico

Conheça o projeto de US$ 500 bi para deter o aquecimento do Ártico

Em janeiro, o gelo marinho do Ártico cobriu 13,38 milhões de quilômetros quadrados, a menor extensão de janeiro nos 38 anos desde que cientistas começaram a analisar a região. Esse tipo de notícia recorrente sobre o Ártico tem levado a uma preocupação elevada ao nível de quase desespero por parte da comunidade científica. E não… Read more »

CO2_2

PIB cai e emissões de GEEs sobem no Brasil

  Já falamos por aqui das políticas de baixo carbono dos Estados Unidos, mesmo com o Trump querendo colocar tudo a perder, e da China. Agora queremos falar do nosso próprio quintal. Enquanto as fontes de energia limpa crescem, ficam mais baratas e geram empregos nos Estados Unidos e os chineses prometem investimentos bilionários para… Read more »

Sustentábilidade-Empresárial

Três passos para organizar um evento carbono neutro

Sua empresa realiza eventos corporativos com frequência? Já pensou em torná-los sustentáveis? No infográfico que segue vocês poderão conferir algumas dicas de como organizar um evento carbono neutro, ou seja, que reduza e compense emissões de gases de efeito estufa. Lembramos apenas que será preciso adicionar uma mudança de comportamento aos habituais processos, planilhas e… Read more »

algore

Al Gore lança novo filme sobre mudanças climáticas

“A arte pode mobilizar, provocar e conectar as pessoas pelo mundo”, foi o que disse Robert Redford, em comunicado, ao dar início à 33º edição do Festival Sundance, em Uttah, que celebra novos talentos e projetos independentes de cineastas americanos. O evento deste ano conta com a participação de 118 filmes e uma novidade: uma… Read more »

us-china-cybersecurity

Energia limpa: China avança enquanto EUA tentam negar Acordo de Paris

Enquanto o mundo ainda aguarda ansioso para ver se Donald Trump realmente virará as costas para políticas de mudanças climáticas, a China promove, a passos largos, a sua transição para uma energia limpa. Dados divulgados pela Administração Nacional de Energia da China afirmam que o país irá investir mais de US$ 361 bilhões nos próximos… Read more »

algodao sustentavel

Bom exemplo: indústria da moda avança no uso de algodão sustentável

Você sabia? O Brasil produz cerca de 30% do algodão sustentável que circula no mundo, algo em torno de um milhão de toneladas, sendo o principal fornecedor desse algodão certificado com princípios socioambientais, de acordo com a BetterCottonIniciative (BCI). Para dar ainda mais orgulho, a meta da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão é que… Read more »

agua

Recursos Hídricos podem esgotar até 2050

Um novo estudo apresentado na conferência anual da União Geofísica Americana, em São Francisco, na Califórnia, revelou más notícias para os recursos hídricos no mundo. Especialistas disseram que aquíferos ao redor do mundo podem se esgotar até 2050. Na verdade, estudos anteriores haviam decretado óbito para os recursos hídricos até muito antes de 2050, mas… Read more »

retrospectiva

10 fatos que marcaram o meio ambiente no mundo em 2016

Depois de apresentarmos a vocês alguns fatos que marcaram o meio ambiente no Brasil em 2016, agora é a vez de uma retrospectiva internacional. Em resumo, foram alguns rastros de esperança em meio ao caos. Confira.   Eventos extremos pelo mundo 2016 foi um ano de eventos extremos: furacão no Haiti, temperaturas que ultrapassaram os… Read more »

meio ambiente 04

5 fatos que marcaram o meio ambiente no Brasil em 2016

O que marcou o Brasil em 2016 quando o assunto é meio ambiente? Antes que o ano termine, vamos relembrar 5 fatos importantes. Abertura da Rio-2016 sobre o clima encanta e conscientiza A mensagem levada a mais de 3 bilhões de pessoas sobre o aquecimento global durante a abertura dos jogos olímpicos no Rio, certamente… Read more »

Assuncao_premio

Cerâmica é premiada duas vezes por utilizar biomassa renovável

20/12/2016 Para a Sustainable Carbon é sempre uma satisfação ver nossos clientes recebendo premiações por atitudes que proporcionam um Brasil mais sustentável. A Cerâmica Assunção, do Grupo Tavares, abraçou nosso projeto de biomassa renovável substituindo a lenha nativa na geração de energia térmica ao produzir cerâmica para construção civil. E, por isso, a cerâmica cearense… Read more »

Kitambar3

Kitambar: premiada pela FIEPE em Sustentabilidade Ambiental

  A opção por tornar sua produção mais sustentável, utilizando biomassa renovável ao invés da lenha nativa da caatinga, proporcionou a Kitambar Artefatos e Cerâmicas a satisfação de receber o Prêmio Sistema FIEPE de Sustentabilidade Ambiental, na categoria Emissões Atmosféricas. Dentre as 23 empresas inscritas, a fabricante de telhas de Pernambuco foi escolhida por utilizar… Read more »

Trump01

O que 800 cientistas estão pedindo a Donald Trump

13/12/2016 A revista Scientific American publicou, nesta semana, uma carta assinada por 800 cientistas destinada ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitando que ele volte atrás em suas afirmações sobre as mudanças climáticas e não ignore as ações necessárias para retardar essa questão de interesse global. “Trump tem o apoio da maioria das… Read more »

carbon credits

Saindo do forno: novo lote de créditos de carbono premium

O projeto Gomes de Mattos acaba de verificar 126kt de créditos de carbono premium referente às safras de 2014, 2015 e 2016. Utilizando biomassa renovável, este projeto propicia cobenefícios socioambientais muito robustos. Confira alguns desses cobenefícios:   Prestação de Serviços de Saúde e Educacionais à Comunidade: o projeto realiza eventos periódicos com serviços e atividades… Read more »

cop 22

Seis impressões sobre a COP 22 que você precisa saber

07/12/2016 Divaldo Rezende, vice—presidente do Instituto Ecológica, esteve em Marrakesh, em novembro, para participar da COP 22 e conversou com a Sustainable Carbon sobre as suas impressões. Entre pontos positivos e divergentes, Rezende destacou seis deles: 1. Energias Renováveis Impressionou o volume de operações de negócios sobre energias renováveis, tanto em eventos paralelos como em… Read more »

compromisso climático 05

Brics: o que eles têm feito pelo compromisso climático?

Enquanto alguns dos países mais ricos do mundo titubeiam em aderir a mudanças que privilegiem o desenvolvimento sustentável de suas nações, uma série de dados demonstra que os Brics já estão colocando em prática suas contribuições para cumprir seus compromissos climáticos. Com o apoio do Pnuma (Programa as Nações Unidas para o Meio Ambiente) muito já… Read more »

2411_carbonoflorestal

[Report Forest Trends] Conheça as novidades no mercado de carbono florestal

11/24/2016 Na busca por destacar os esforços daqueles que trabalham para manter as florestas de pé, o relatório anual da Forest Trends sobre o Mercado de Ecossistemas Florestais, sob o título View from the Understory: State of Forest Carbon Finance, comprovou o quanto a conservação das florestas contribui para retardar a mudança climática, ao mesmo tempo em… Read more »

POSTAGEM_1

Mudanças climáticas: riscos e oportunidades

Créditos da foto: jenny downing via Visualhunt / CC BY As mudanças climáticas são uma realidade e já afetam a sociedade em conjunto, tanto cidadãos quanto empresas. Apesar de ser um dos maiores riscos que o planeta enfrenta, o surgimento de ações que buscam desenfrear seus avanços é também uma das maiores oportunidades econômicas nos… Read more »

postagem_1

O acordo de Paris – o que aconteceu na COP 21?

A COP 21 em Paris chegou ao fim, trazendo como resultado o tão aguardado acordo climático. Mas afinal, quais são as perspectivas para as mudanças climáticas e o mercado de carbono? O que o acordo tem a nos oferecer? Diplomaticamente, o acordo pode ser considerado um sucesso. Aprovado pelos 195 países mais União Européia, ele… Read more »

POSTAGEM COP

O que você precisa saber sobre a COP 21 de Paris

A partir do dia 30 de novembro, representantes de 233 países se reunirão em Paris, na França, durante a Conferência das Partes (em inglês, COP)  com a dura missão de fechar um acordo referente às ações humanas que influenciam  nas mudanças climáticas, e como evitar o cenário catastrófico que vem se desenhando. Afinal, o que… Read more »

CAPA POSTAGEM2

5 coisas que você precisa saber sobre precificação de carbono

A precificação do carbono já é realidade em várias partes do mundo. A Sustainable Carbon reuniu 5 fatos que você e sua empresa precisam saber sobre o assunto: 1) É simples Geralmente, o preço que pagamos em bens de consumo não refletem os respectivos impactos que eles causam ao meio ambiente. Isto é o que chamamos… Read more »

projeto kitambar

Kitambar recebe prêmio de Sustentabilidade Ambiental

A cerâmica Kitambar, responsável pelo projeto de carbono desenvolvido junto com a Sustainable Carbon, recebeu mais uma vez o prêmio de Sustentabilidade Ambiental, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, a FIEPE. A premiação, que acontece todo ano, tem como objetivo destacar e reconhecer publicamente empresas com ações que apresentam resultados significativos para… Read more »

CAPA POSTAGEM

Gestão de emissões e seus ganhos econômicos

A gestão de emissões traz benefícios claros para o meio ambiente. Mas a grande dificuldade para as empresas é perceber qual o retorno financeiro ao se gerenciar proativamente seu carbono. A We Mean Business, um grupo de empresas e investidores que vem acelerando a transição para uma economia de baixo carbono, lançou um relatório entitulado… Read more »

ebook matéria

Conheça o ebook grátis: o Guia da Gestão de Emissões

A gestão das emissões vêm se tornando uma prática comum dentro de empresas. Com a sustentabilidade se tornando cada vez mais parte da gestão estratégica das empresas, o tema vem se tornando cada vez mais complexo. Mas afinal, como sua empresa pode controlar as emissões? A Sustainable Carbon preparou um material gratuito para auxiliar empresas… Read more »

blogpost_tit

Mudanças climáticas: quais os riscos para minha empresa?

Quando o assunto são as mudanças climáticas e o aquecimento global, fica difícil definir um limite para suas consequências. A medição de até que ponto você é afeta é uma missão trabalhosa. Mas afinal, até que ponto as mudanças climáticas afetam minha empresa?

blog_post

O Dia da Sobrecarga: por que devemos ser mais sustentáveis?

  A Global Footprint Network (GFN), uma organização internacional de sustentabilidade, calcula todos os anos a Pegada Ecológica da humanidade diante da biocapacidade natural, ou seja, o quanto o planeta Terra produz de recursos naturais todos os anos e o quanto consumimos desses recursos. Para podermos comparar, a biocapacidade natural seria nosso orçamento anual, enquanto… Read more »

prazo prorrogado2

CETESB prorroga prazo para inventário de Emissões de 2015

Desde 2012 a CETESB – Companhia Ambiental do estado de São Paulo, de acordo com a Decisão de Diretoria Nº 254/2012/V/I, dispõe que empresas que realizam certas atividades precisam realizar e submeter o Inventário de Emissões de CO2. O inventário de emissões é um diagnóstico, gerado pelo mapeamento de emissões de gases de efeito estufa de… Read more »

img_MATÉRIA

Consumidor valoriza empresa que compensa emissão de gases poluentes

  86% têm interesse em adquirir bens de consumo que tenham suas emissões compensadas com crédito de carbono, mesmo que seja mais caro A compensação das emissões de gases poluentes por uma empresa gera ganhos para a sua imagem, ligando-a ao fato de ser preocupada com o meio ambiente e com a sociedade. É assim… Read more »

banner2

Brindes que compensam!

A Sustainable Carbon tem uma nova parceira, a empresa Ecobrindes! Pensando em como nossos hábitos de consumo são um dos responsáveis pelo aquecimento global, a Ecobrindes decidiu presentear seus clientes com Brindes que Compensam! Mas, o que é isso? A Ecobrindes está compensando 100X o peso de todos os produtos que vende por meio de… Read more »

inventário

Porque fazer um Inventário de GEE corporativo?

Países da América Latina já introduziram instrumentos fiscais para controle de emissões de Gases de efeito Estufa (GEEs), como é o caso da nova legislação fiscal ambiental no Chile